14 de abril de 2010

1

Civismo Deficiente

a falta de civismo no estacionamento em lugar reservado à pessoa deficienteQue em Portugal impera cada vez mais a falta de civismo, já todos sabíamos. Mas quando esta já inclui o estacionamento despudorado e abusivo nos lugares reservados aos deficientes motores, torna-se necessário fazer alguma coisa o quanto antes. Pessoalmente sinto vergonha por isto ainda ocorrer com total impunidade. Quem o faz revela uma total insensibilidade humana, má educação, e no entanto, essas “pessoas” não temem qualquer censura social, porque ela de facto não existe. Esta questão daria um verdadeiro “case-study” para psicólogos, sociólogos, antropólogos, etc.

Sempre que me desloco a centros comerciais, hipermercados e afins, e mesmo na via pública, verifico que esses lugares estão ocupados em cerca de 90% das vezes, por quem não aparenta qualquer deficiência física motora, o que é aliás confirmado, na respectiva viatura, pela ausência do dístico comprovativo dessa condição. E isto acontece perante a total passividade das autoridades ou de quem deve intervir nos restantes casos.


Penso que os deficientes, as suas associações, os seus familiares e amigos, todos juntos deveriam mostrar a sua indignação para com este lamentável comportamento revelador de um País cultural e eticamente “deficiente”.

1 comentário:

  1. Exmos. Senhores

    Vimos o seu blog o qual achámos muito interessante. O Elo Social é uma Associação de Apoio a Pessoas com Deficiência Mental na idade jovem e adulta, o Centro de Emprego Protegido do Elo Social depara-se com algumas dificuldades, fruto da emissão por parte do Estado do dec. lei nº 290/2009 determina que os actuais 300 trabalhadores com deficiência dos Centros de Emprego Protegido, que neles laboram há 10, 15 e 20 e mais anos, sejam lançados no desemprego daqui por 5 anos, pois a sua maioria não conseguirá inserir-se no mercado normal de trabalho. Por outro lado, prevê igualmente um conjunto de cláusulas tendentes à diminuição dos apoios financeiros do IEFP aos Centros de Emprego Protegido que irá por em causa a sua viabilidade económica e financeira. É por isto que lançámos a presente Petição e que apelamos à participação e colaboração de todos, para assinarem a Petição no seguinte link http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2135 e divulgarem pela vossa lista de contactos.
    Melhores Cumprimentos.

    A Direcção
    Cremilde Zuzarte

    ResponderEliminar

▲ Topo